Com o advento da transformação digital, gravemente acelerado pela pandemia, alguns aspectos precisam de maior atenção. E esse é o caso da segurança cibernética. Inseridas nesse contexto estão as soluções de firewalls, com o objetivo de proteger a rede contra invasores e salvaguardar sistemas e dados. Entre elas está o Next Generation Firewall.
Mas o que diferencia um firewall tradicional de um Firewall de última geração?
O Next Generation Firewall, também conhecido como NGFW, é a tecnologia de firewall de terceira geração que pode ser implementada em qualquer software ou hardware para evitar ataques cibernéticos avançados. Ela é capaz de detectar e bloquear essas ameaças aplicando políticas de segurança em três níveis: aplicativo, porta e protocolo.
Em outras palavras, o NGFW tem recursos adicionais quando comparado a um firewall tradicional, pois vai além da porta/protocolo, adicionando regras complexas com base no reconhecimento da aplicação.
Com essa tecnologia, por exemplo, os profissionais de segurança cibernética podem analisar se um download tem algum tipo de ameaça, como ransomware, backdoor ou qualquer outro malware, seja ele conhecido ou desconhecido.
The Next Generation firewall operates with a layer 7 application filtering in the IOS model, while older versions only reached the 4th, which is the transport layer.
O firewall de última geração opera na camada 7 no modelo IOS, enquanto as versões mais antigas atingiam apenas a 4ª, que é a camada de transporte.
Quais as principais funções do NGFW?
Como mencionamos, o Next Generation Firewall tem algumas das mesmas funções de um firewall tradicional, com alguns complementos, como:
- Reconhecimento de aplicações
- Sistema de prevenção de intrusões (IPS);
- Inteligência contra ameaças externas;
- Inspeção profunda de pacotes (DPI);
- Alto desempenho;
- Etc.
Por que eu preciso de um NGFW?
Uma concepção errônea muito comum é a de que as empresas digitais nativas já estão protegidas pelas ferramentas de nuvem. Porém esse nem sempre é o caso, pois, embora o ambiente de nuvem possa estar bem protegido, a estrutura mais ampla pode ficar desprotegida, com o uso de dispositivos ou conexões de Internet inseguros, por exemplo.
Dito isso, a melhor solução para a sua empresa depende do tamanho da sua rede e do nível de segurança necessário, mas o NGFW é atualmente a solução mais eficaz e sofisticada para a segurança cibernética na era da nuvem.
Quer evitar esses ataques e manter seus dados seguros? Entre em contato com a Tracenet e saiba como é possível.